Construção em contêineres

A construção em contêineres está crescendo e ganhando popularidade no mundo todo, surgindo como uma alternativa mais sustentável, pois há um número enorme de contêineres vazios ao redor do mundo, apenas ocupando espaço nos portos.

O que é um contêiner?

O contêiner (também container ou contentor) é uma caixa, feita em aço, alumínio ou fibra, muito bem estruturada para resistir ao uso constante de transporte de mercadorias de diversos tipos. É resistente a chuva, incêndio e outras intempéries.

A vida útil do contêiner para o mercado náutico é de aproximadamente 8 anos tendo uma vida real de 100 anos, o que geraria uma média de 92 anos de “inutilidade forçada”.

Existem dois tipos de contêineres podem ser usados para construção: O contêiner marítimo comum, feito de aço corten, muito resiste à corrosão mas com isolamento termoacústico deficiente. O outro tipo é o container reefer, usado para transportar carga congelada, que é mais caro mas possui melhor isolamento.

Construção em contêineres

A Construção em contêiner é considerada mais sustentável por ser uma obra mais limpa e rápida e pelo próprio reuso do material, mas esse tipo construtivo requer cuidados de isolamento térmico e acústico, veja algumas as vantagens e desvantagens:

Vantagens da Construção com Contêineres:

–  Obra mais limpa (redução de entulho e de outros materiais);

– Rapidez na execução.

– Economia de recursos naturais (menor uso de areia, tijolo, cimento, água, ferro etc.)

– Reutilização do material.

– Flexibilidade: Além da construção poder ser desmontada e montada em outro terreno,  suas características modular e geométrica permite diversas configurações e ainda facilita a construção e/ou montagem.

– Baixo custo (a construção pode ser 30% mais barato do que a tradicional, se bem administrada).

– Durabilidade; o contêiner tem vida útil longa; pois é projetado para resistir às diversas intempéries e suportar grandes cargas.

– Economia nos serviços de fundação e terraplenagem, devido à baixa complexidade.

– Mantém boa permeabilidade do terreno.

Desvantagens e Cuidados na Construção em Contêiner:

– O terreno precisa ter espaço para as manobras de guindastes no transporte e armazenamento dos contêineres.

– Requer mão-de-obra especializada, principalmente nos cortes das esquadrias.

– Requer cuidados especiais de isolamento térmico e acústico. O contentor é feito de aço que é um ótimo condutor de calor e péssimo isolante acústico.

– Como se trata de um tipo novo de construção, carece de legislação adequada e dificuldade de obtenção de financiamento.

– Dependendo do que o contêiner transportava no passado, podem haver vestígios contaminantes.

– Os solventes liberados da pintura e selantes utilizados na fabricação do contêiner podem ser prejudiciais à saúde.

– Caso haja ferrugem, é preciso tratamento adequado antes de aplicação na construção.

Um ótimo exemplo de empresa especializada em construção com contêineres é a Honomobo,(Alberta, Canadá), que produz casas pré-fabricadas, como o modelo H03 (imagens abaixo retiradas do site oficial):

Construção com contêineres Construção com contêineres Construção com contêineres Construção com contêineres Construção com contêineres

Referências:

https://www.homedit.com/shipping-container-homes-for-sale/

https://www.honomobo.com/

Comentários
Compartilhe nas redes sociais:

Nenhum comentário

Adicione seu comentário